06/08/2018

Tutorial: como depotar sombras da quem disse, berenice?

Oi, gente, tudo bem? Há um tempo eu falei por aqui sobre as paletas customizáveis da quem disse, berenice?, que são bem legais porque, em vez de você comprar vários potinhos de sombra, pode comprar apenas o refil e colocar todas as um estojo de duas, quatro ou oito cores, conforme seu gosto e sua necessidade. Além da praticidade, é uma boa maneira de gerar menos lixo, já que você usa menos embalagens.

Só que o que nem todo mundo sabe é que além dos refis que são vendidos nas lojas, você também pode colocar na paleta as sombras que antes vinham nos potinhos. Então, se você tem alguma avulsa por aí e quer colocar em uma paleta customizável, saiba que tem como tirá-las da embalagem original!

A gente chama esse processo de depotar, e funciona direitinho porque quando são compactadas, as sombras não são colocadas diretamente no potinho de plástico: elas ficam em um recipiente de metal (o chamado pan), dentro da embalagem. Quando eu fiz a resenha dessas paletas lá no canal (assista aqui), me perguntaram como eu fiz para depotar, então resolvi fazer esse post para ajudar.

Se vocês repararem bem no verso do potinho, vão ver que há um pequeno buraquinho ali. Teoricamente, bastaria colocar um alfinete ou brinco e pressionar para soltar as sombras, mas não é exatamente assim que funciona. Tentei fazer desse jeito, como me orientaram na loja, mas não funcionou: a cola era muito forte. Então eu peguei um isqueiro e segurei por alguns segundos na parte de baixo da embalagem, para amolecer o plástico.

Em seguida, eu peguei a agulha, pressionei e quando já era possível encaixá-la entre o metal e o plástico, consegui retirar as sombras. Em seguida, retirei os resíduos de cola e pronto, era só colocar nas paletas. Não custa lembrar: muito cuidado na hora de mexer no isqueiro para não se queimar. Evite colocar os dedos no plástico enquanto estiver quente, use a agulha ou um palito.

Outra coisa legal de dizer é que, ainda que eu tenha queimado o fundo das embalagens, consegui trocá-las no programa Retorna Berê, que te dá um batom cremoso em troca de cinco potinhos vazios de produtos da marca.

Enfim, gente, é simples assim! Eu particularmente gosto bastante dessa paleta customizável porque é muito mais simples que guardar aquele monte de potinho junto. Sem contar que é mais fácil de visualizar todas as cores que você tem, né?

E você? Gosta dessa paleta? Já depotou as sombras que tinha em casa? Tem alguma dica na hora de depotar? Deixe sua opinião nos comentários: